10 dicas de como controlar melhor o estoque de sua empresa

Publicado por prodata 30/08/2017 | 156 Visualizações

Independente do tamanho da empresa, um bom controle do estoque poderá influenciar decisivamente para aumentar a lucratividade e a saúde financeira do negócio. Cientes disso, oferecemos a seguir 10 dicas de como aperfeiçoar o controle de estoque para uma gestão de sucesso.
 
1 - Cuide da organização do espaço físico onde seu estoque será armazenado. Planeje também quais produtos serão estocados, riscos de encalhamento, prazos de validade, bem como as necessidades para não deixar faltar nenhum item.
 
2 - Mantenha um controle rigoroso de todas as operações de entradas e saídas. Tudo que existe no estoque deve ser registrado, isso inclui: Transferências, devoluções, remessas para conserto e etc.
 
3 - Fique atento aos indicadores de desempenho, a exemplo dos que dizem respeito ao giro das mercadorias, composição do estoque, índice de atendimento de pedidos, índice de perdas e desperdícios, desvio, furtos, entre outros dados importantes.
 
4 - Substitua o controle manual por um sistema automatizado de controle de estoque. O software de gestão ERP traz inúmeras vantagens: proporciona a automatização e integração dos processos, melhoria na comunicação e compartilhamento dos dados, maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, além de diminuir erros e suporte à gestão.
 
5 - Procure trabalhar com relatórios e análises de estoque precisos, para não perder vendas por falta de estoque. Verifique o que está em baixa e compare com o que está tendo boa saída para fazer a reposição em tempo de não esgotar.
 
6 - Tenha sempre fornecedores de confiança para que seja possível se ater aos prazos, condições de pagamentos e não perder clientes nem dinheiro.

7 - O controle de estoque afeta diretamente os resultados de todas as outras áreas. Por isso é necessário que esteja integrado a outros setores, principalmente à área de vendas. Daí a importância de um sistema ERP que faça essa integração.
 
8 - Um bom sistema de gestão irá ajudá-lo também a criar estratégias comerciais para que produtos com giro muito baixo possam ser retirados do estoque, por exemplo, através de promoções ou doações ou até mesmo da eliminação do mix de produtos da empresa.
 
9 - Por outro lado, é preciso também saber comprar apenas o que realmente é necessário de cada insumo para manter as vendas fluindo bem, e prevenir o excesso de estoque comprometendo o capital de giro da empresa, captação de recursos imediatos e consequentemente a rentabilidade.
 
10 - Por último, ressaltamos a importância da realização de inventários periódicos para o controle de estoque. Eleja os cinco principais produtos com mais giro e realize contagens cíclicas a fim de identificar eventuais desvios nos processos. A identificação e a tratativa de falhas nas entradas e saídas é essencial antes da realização da contagem total do inventário de uma empresa. Com isso, reforçamos o uso de um software de gestão ERP, que torna o processo mais eficiente e rigoroso, uma vez que esse sistema atualiza todas as informações em tempo real.

FELIPPE, Fábio Túlio. 10 dicas de como controlar melhor o estoque da sua empresa, 2014. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/10-dicas-de-como-controlar-melhor-o-estoque-de-sua-empresa/99088/>. Acesso em: 30 de Ago. 2017.

Fonte: Administradores.com